REDES
LAN significa Local Area Network (Rede Local, em português). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área por uma rede, frequentemente através de uma mesma tecnologia. Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferência de uma rede local pode variar entre 10 Mbps e 1.A dimensão de uma rede local pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores.
WAN
WAN significa Wide Area Network (Grande Rede, em português), e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN normalmente é de caráter público, gerida por um operador de telecomunicações. WAN atua com frequência um país ou continente.
MAN
MAN significa Metropolitan Area Network (Redes Metropolitanas, em português).MAN interliga vários LAN geograficamente próximos (a partir de 10K de distância já é considerado MAN) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (normalmente fibra óptica).
SERVIDOR
Um servidor é um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através de um roteador.Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.Os servidores também oferecem ferramentas de gerenciamento remoto, o que significa que um membro da equipe de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de outro local. Isso também significa que você