Referencial Teorico Planejamento Estrategico
2.1 Planejamento Estratégico
Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.
Conforme Oliveira (2002, p.47): “planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada”.
De acordo com Mintzberg et al. (2000), pode ser que não haja uma definição simples de estratégia, mas existem algumas áreas gerais de concordância a respeito da natureza da estratégia. Assim, a estratégia:
• diz respeito tanto à organização como ao ambiente;
• é complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;
• afeta uma organização em seu todo;
• implica em questões de conteúdo e processo;
• não são determinadas, elas podem diferir entre si;
• existe em níveis diferentes na organização;
• envolve vários aspectos conceituais e analíticos.
Assim, pode-se considerar que a estratégia está relacionada à ligação da empresa ao seu ambiente interno e externo. Neste contexto, a empresa procura definir e operacionalizar ações que maximizem os resultados da interação estabelecida.
Megginson (1998) , define Planejamento Estratégico como:
Planejamento estratégico inclui atividades que envolvem a definição da missão da organização, o estabelecimento de seus objetivos e o desenvolvimento e estratégias que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente (MEGGINSON, 1998, P. 165).
2.1.1 Vantagens e desvantagens do Planejamento Estratégico
Uma grande