Referencial Teórico - Planejamento Estratégico
2.1.1 – Planejamento Estratégico: enfoque econômico-financeiro
Os autores, na maioria das vezes, afirmam que o planejamento estratégico possibilita o alcance de metas, e é capaz de orientar na tomada de decisões, clareando as ações do futuro.
“O termo planejamento estratégico se refere a um conjunto de conceitos, procedimentos e ferramentas desenvolvidas para ajudar uma organização a pensar e agir estrategicamente por meio de um processo que visa promover o consenso” (KERR, 1993, p.07)
2.1.1.1 – Conceito
O conceito de planejamento estratégico é definido em muitas obras, como: o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, atuando de forma inovadora e diferenciada.
Segundo Vasconcellos (1992, pg. 249):
“Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro”.
2.1.1.2 – Objetivo
O planejamento estratégico objetivo ser uma alternativa para a sobrevivência e crescimento das organizações num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
“Planejamento Estratégico é normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto a formulação de objetivos quando à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.” (Oliveira, 2006, pg. 47)
2.1.1.3 A evolução do conceito de planejamento estratégico
Pesquisas mostram que no princípio da década de 1960 houve significativas modificações na concepção do planejamento com o enfoque do planejamento de longo prazo, baseado na crença de que o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente.
Conforme Tavares (2000 pg. 26):
“A década de 70 corresponde à fase do planejamento estratégico. Nessa época, o Boston Consulting Group