Desnvolvimento Motor (Período Pré-Operatório)
Jean Piaget foi um teórico de contribuição ímpar para o estudo do desenvolvimento do ser humano, seus estudos colaboraram para o entendimento de que cada etapa do desenvolvimento tem uma forma de percepção do mundo e comportamento específico, demonstrado que as crianças mais novas não são menos inteligentes que as mais velhas, mas o processo de cognição é totalmente diferente entre elas. Embasado nos estudos piagetianos, o profissional em educação física deve desenvolver uma proposta de ensino direcionada as necessidades de cada estágio, maximizando os resultados positivos da iniciação motora dos seus alunos.
O conceito de desenvolvimento dá a ideia de continuidade e acúmulo de operações básicas, de modo que ao avançar com o tais operações dão lugar a operações de maior complexidade, sendo necessário um estágio mais básico anteceder um mais complexo.
Partindo do pressuposto o profissional em educação física tem a necessidade de conhecer como se dá o processo de desenvolvimento do ser humano do nascimento até atingir a adultez, para assim então, entendendo como se dá o processo de desenvolvimento sociocognitivo, poder trabalhar da forma mais adequada possível em cada estágio do desenvolvimento.
O desenvolvimento humano pode ser considerado como o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. Há diversos fatores que influenciam o desenvolvimento humano, dentre eles estão:
- Hereditariedade: a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode desenvolver-se ou não.
- Crescimento orgânico: aumento da quantidade de matéria viva.
- Maturação neurofisiológica: é o que torna possível determinado padrão de comportamento, especialização dos movimentos.
- Meio: Conjunto de influências e estimulações ambientais que interferem no padrão de comportamento, proporcionando experiências que auxiliam no aprendizado, sendo de grande destaque este último, pois