Psicomotricidade
Neste trabalho vou falar um pouco sobre Henri Wallon e Jean Piaget e a importância de cada um dentro da Psicomotricidade.
A contribuições de Jean Piaget através da psicologia e da biologia, vieram auxiliar na estruturação do desenvolvimento humano em fases, considerando o processo maturacional do ser tanto em nível físico como em cognitivo, afetivo, motor, linguístico, moral, e social. Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano. Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos de desenvolvimento. São eles:
Hereditariedade – a carga genética estuda o potencial do indivíduo; que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência .
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento. a alfabetização das crianças, por exemplo depende dessa maturação.
Meio – o conjunto de influência e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.
Aspecto do Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos:
Aspectos físico-motor – refere-se ao crescimento orgânico à manutenção neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.
Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento e raciocínio.
Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir.
Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ao analisarmos melhor cada um desses exemplos, vamos descobrir que todos os outros aspectos estão