Desenvolvimento Cognitivo dos 6 aos 12 anos
Este trabalho foi desenvolvido com base na recolha de informações através de livros e manuais de psicologia geral e psicologia do desenvolvimento, de Orlando Lourenço (Psicologia do desenvolvimento cognitivo 2010), Barry Wadsworth (Inteligência e afectividade da Criança na teoria de Piaget, 2003), artigos de Mônica Cintrão França Ribeiro (Psicologia do desenvolvimento), da universidade Paulista e o Dicionário de Psicologia de Roland Doron e outros.
Com ------ pontos e ,,,,,, alíneas, vai retratar dois estádios nomeadamente: estádio pré operatório e o estádio das operações concretas, divididos em desenvolvimento neurológico e suas fases como: desenvolvimento físico e motor, afectivo e emocional, social, moral e finalmente cognitivo e suas características.
É parte do tema DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR DOS 6 AOS 12 ANOS, dividido em 2 grupos sendo este o 2º com abordagens acima referenciadas.
Esperamos que possa ajudar estudantes, leitores e pesquisadores interessados neste artigo com cunho cietífico elaborado pelo grupo nº 6 da cadeira de Psicologia de desnvolvimento do 2º ano do curso de Pedagogia 2015, periodo laboral.
Tudo em prol do desenvolvimento da Psicologia.
Palavras chave: Criança; Desenvolvimento; Psicologia; Pedagogia.
2. Estádio Pré-operatório e Operatório Concreto dos 6 aos 12 anos de idade
O período do desenvolvimento do ciclo vital entre 6 e 12 anos é chamado de terceira infância ou meninice intermediária , sendo marcado pelo início formal da escolaridade e pelo início da puberdade. O ingresso à escola de Ensino primário possibilitará a aprendizagem da leitura e escrita (alfabetização), aritmética, além das habilidades básicas de convivência social.
Um número inferior de pesquisas tem sido realizado sobre as crianças dessa idade, se comparadas às pesquisas sobre pré-escolares ou adolescentes. No entanto, padrões e hábitos estabelecidos durante esse período irão afectar o jovem e a vida adulta.