redes
Disciplina: Redes I – Fundamentos - 1º Período
Professor: José Maurício S. Pinheiro
AULA 4: Interconexão de Redes de Computadores
Por definição, uma rede é o compartilhamento de informações e serviços. Uma rede de computadores só é possível quando pessoas ou grupos desejam compartilhar informações ou serviços uns com os outros. Uma rede de computadores oferece ferramentas de comunicação que permitem o compartilhamento de informações eletrônicas e serviços de processamento
(serviços de rede).
A interconexão de redes de computadores iniciou-se na década de 1960 com a utilização de serviços dedicados de voz para a comunicação dos mainframes existentes com terminais remotos ou com outros mainframes. As taxas de transmissão de dados típicas dessa época ficavam em torno de 1200bps.
Através de computadores interligados em rede, qualquer usuário de qualquer computador poderá ter acesso aos dados armazenados em qualquer equipamento que faça parte da rede. Um único periférico pode ser compartilhado por toda a rede, diminuindo assim custos e equipamentos instalados (impressoras, DVD-ROM etc.).
PROCESSAMENTO CENTRALIZADO
O processamento centralizado caracteriza-se pelo uso de um computador de grande poder de processamento (mainframe) que faz todo o processamento e armazenamento de dados, e a ele são interligados terminais para entrada e saída de dados. Comumente tais terminais não possuem capacidade de processamento, sendo denominados “terminais burros”. Tal estrutura não caracteriza uma rede, pois não há compartilhamento de processamento ou informações entre equipamentos. Os terminais são apenas dispositivos de entrada e saída de dados do computador central.
Figura 1 - Processamento Centralizado
Pág. 1/15
PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO
O processamento distribuído se caracteriza pela capacidade individual de processamento de cada equipamento