Redes
Automação Industrial 5°AN
REDE MODBUS
Antonio Marcos – RA: 10451
Ciro Munhoz – RA: 11069
Cleomário Vianna – RA: 10763
Luiz Felipe Araújo – RA: 10524
João Luis Santana – RA: 10522
William Alves – RA: 10597
Professor: Thiago Brunieri
São Bernardo do Campo 17 de Abril de 2013
Protocolo Modbus
O protocolo Modbus foi desenvolvido pela Modicon Industrial Automation
Systems, hoje Schneider, para comunicar um dispositivo mestre com outros dispositivos escravos. Embora seja utilizado normalmente sobre conexões seriais padrão RS-232, ele também pode ser usado como um protocolo da camada de aplicação de redes industriais tais como TCP/IP sobre Ethernet e MAP. Este á talvez o protocolo de mais larga utilização em automação industrial, pela sua simplicidade e facilidade de implementação.
Uma comunicação Modbus é sempre iniciada pelo mestre. O nó escravo nunca irá transmitir dados sem receber uma requisição do nó mestre. Os nós escravos nunca irão se comunicar entre eles. O nó mestre inicia somente uma transação Modbus por vez.
O nó mestre emite uma requisição para um nó escravo em dois modos:
Unicast – o mestre endereça a somente um escravo. Depois de receber e processar a requisição, o escravo retorna uma mensagem de resposta para o mestre. Neste modo, uma transação Modbus consiste de 2 mensagens: uma requisição do mestre e uma resposta do escravo. Cada escravo deve ter um endereço único (de 1 a 247) de forma a poder ser endereçado independentemente de outros nós.
Broadcast – o nó mestre pode enviar uma mensagem para todos os escravos.
Nenhuma resposta deve ser retornada para requisições broadcast enviadas pelo mestre. As requisições broadcast são necessariamente mensagens de escrita.
Todos os dispositivos devem aceitar