Análise das oportunidades de lazer no cotidiano infantil
Maria Catarina Meirelles de Faria1
Ana Lúcia Ratti Brolo2
Rute Estanislava Tolocka3
RESUMO
Mudanças ocorridas no século XX alteraram o estilo de vida infantil, diminuindo possibilidades de lazer e levando a um ingresso cada vez mais precoce na escola. Estudos realizados observando a rotina diária de crianças em instituições infantis constataram que o tempo e o espaço físico para as brincadeiras e atividades motoras são escassos. Este trabalho investigou as oportunidades de se movimentar e brincar, fora da escola, que 39 crianças, entre 4 e 6 anos de uma escola de educação infantil de Piracicaba possuem. Os dados foram coletados através de um formulário respondido pelos pais. Verificou-se predomínio de atividades fisicamente passivas e poucas oportunidades para o lazer. Conclui-se ser necessário o debate sobre políticas educacionais das escolas de ensino infantil e das políticas públicas de espaços de lazer para as crianças.
Palavras chave: criança, lazer, desenvolvimento e instituição de ensino infantil.
INTRODUÇÃO
1
Mestranda em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba; NUPEM/UNIMEP. Endereço eletrônico: catifaria@hotmail.com.
2
Mestranda em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba; NUPEM/UNIMEP. Endereço eletrônico: albrolo@uol.com.br.
3
Prof.ª Dr.ª do curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba;
NUPEM/UNIMEP. Endereço eletrônico: nupemlab@gmail.com
O século XX foi marcado por inúmeras mudanças sócio-econômicas, culturais, tecnológicas e políticas e suas conseqüências se refletem e são sentidas ainda nesse século XXI, afetando todo estilo de vida das pessoas, inclusive das crianças.
Na estrutura familiar, se antes as mulheres exerciam essencialmente o papel de criação dos filhos e de cuidados com a casa, com o acentuado processo de ingresso no mercado de trabalho, elas passaram a se dividir e se