Senhor
1. Durante o exercício económico de 20X9, a empresa Tchova-Tchova, Lda., constatou que a sua carteira de clientes apresentava créditos com os vencimentos já ultrapassados a mais de 6 meses, no entanto, a contabilidade mantinha os na conta corrente. O director financeiro não está satisfeito com a informação que lhe chega as mãos, principalmente a referente as contas a receber. Como sabe que é estudante de contabilidade pediu-lhe que analisa-se a informação abaixo e produzisse o ser parece em relação a possibilidade da informação contabilística reflectir a real situação.
4.1.1 Clientes c/c
1.250.000
Do total a receber 10% está em mora a mais de 6 meses, 5% a no intervalo de 3 a 6 meses e 1% a menos de 3 meses. Obteve também informação que as empresas sector aplicam as seguintes probabilidades para as antiguidades das dívidas vencidas: 65% para mais de 6 meses, 30% no intervalo de 3 a 6 meses e 15% para antiguidade de dívidas que não ultrapassem 3 meses.
Pretende-se
a) O resumo do balancete de antiguidade de dívidas vencidas e os respectivos valores
b) Os lançamentos que reflictam a situação mais aproximada da realidade da empresa,
2. A empresa Alfa tem, em 31/12/20X0, uma dívida a receber do cliente Sigma, no valor de 20.000, já considerada de cobrança duvidosa com uma perda por imparidade reconhecida naquele mesmo montante. Este cliente requereu, ao abrigo da legislação em vigor, a restruturação financeira como providência para a sua recuperação. Tendo sido ordenado o prosseguimento da acção de recuperação da empresa, os credores decidiram, numa primeira fase efectuar o perdão dos seus créditos em 60%. Supondo que não existe quaisquer outras imparidades ou riscos associados a dívida a receber, efectue os lançamentos suscitado pela situação acima.
3. Assuma que a empresa Malas, Lda., apresentava a 31/12/20X9, em sua conta clientes os seguintes saldos:
4.1
Clientes
4.1.1
Clientes c/c
525.000
4.1.2