Redes
2) Redes Locais (LAN)
Caracteriza-se como sendo uma rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região, entre 10 m a 10 km [STALLING, 1997]. Outras características típicas de redes locais são as altas taxas de transmissão (10 Mbps, 100 Mbps e 1 Gbps) e baixas taxas de erro [SOARES, 1997].
Redes Metropolitanas (MAN)
Ocupa um estado intermediário entre as LAN e as WAN. Este termo, "Metropolitana" , surgiu com o padrão IEEE 802.6. Elas apresentam características similares as redes locais, sendo que cobrem maiores distâncias. Sua abrangência vai de 1 Km à 12 Km.
Redes Geograficamente Distribuídas (WAN)
Estas redes surgiram coma necessidade de se compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos [SOARES, 1997]. Elas possuem custo elevado devido aos meios utilizados para comunicação em longa distância, tais como satélites e enlaces de micro-onda. Tais redes têm seus enlaces mantidos por grandes operadoras de telecomunicações (Telemar, Embratel, etc.) e seu acesso é público. 3) Barra, barramento ou BUS - nesta configuração todas as estações ligam-se ao mesmo meio de transmissão. São geralmente compartilhadas em tempo e frequência, permitindo a transmissão da informação. Cada equipamento possui um único endereço que o identificará inequivocamente na rede. A