Redes tokens
Token ring:
- funcionamento - problemas
Token bus:
- funcionamento - problemas
Token Ring ou Rede em anel características
Unidirecionalidade de transmissão; Nós de comunicação activos (repetidores); Canal de comunicação “fechado”; Ligação ponto-a-ponto.
Token Ring - funcionamento
Token circula ao longo do anel: -Uma sequência de bits: * token ocupado: 01111111; * token livre: 01111110. Quando um nó quer transmitir: – Espera por um token livre; – Remove o token do anel (o substitui por token ocupado); – Transmite a mensagem; – Uma vez feita a transmissão e coloca o token livre no anel; Os nós devem armazenar 1 bit de dados de modo que um token livre possa ser alterado para token ocupado.
Entrega do Token
Entrega após transmissão – Nó entrega o token logo após ter completado a transmissão dos seus pacotes. – O próximo nó pode usar o token após um pequeno atraso de propagação. Entrega após recepção – Nó entrega o token somente após seu próprio pacote tenha voltado para ele. Serve como um simples mecanismo de confirmação de recebimento.
VELOCIDADES DE TRANSMISSÃO. As redes em anel podem ser configuradas em velocidades de 4 e 16 Mbps.
Tamanho de frame
O tamanho mínimo de frame corresponde ao tamanho da ficha quando está circulando em estado desocupado pela rede, que é de 3 bytes.
O tamanho máximo corresponde a um frame circulando com a mensagem, este tamanho corresponde a 17000 bytes.
Transmissão do Pacote (entrega após transmissão)
Quando não transmitem seus próprios pacotes os nós retransmitem tudo o que recebem. Após receber um token livre um nó pode iniciar a transmissão de um novo pacote (descarta bits que estejam recebendo). Após um nó ter enviado um pacote e o token livre, envia tokens livres até: –Receber o pacote enviado, ou –Receber um token ocupado.
Transmissão do Pacote
Em muitas implementações um nó espera para checar