Relações interpessoais
G
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
E
INTELIGÊCIA EMOCIONAL
S
A I.E. busca levar o indivíduo a por em prática a criatividade, perceber o caminho das reações emocionais, e desenvolver mecanismos pra lidar melhor com elas em situações de trabalho.
T
Ã
CONCEITO
O
A mente emocional é muito mas rápida que a mente racional. Sua rapidez supera qualquer tipo de análise ou reflexão, características da mente pensante.
A I.E. é simplesmente o uso inteligente das emoções – isto é, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seus favor, usando-as para ditar seu comportamento e seu raciocínio de forma a aperfeiçoar seus resultados. E
IMPORTÂNCIA
M
P
R
E
S
A
R
I
A
L
A I.E. é encarada nos tempos atuais como fator básico para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, pois aumenta a produtividade do indivíduo, não somente na empresa onde ele trabalha, mas também fora dela, equilibrando a sua auto-estima.
COMPONENTES
Ao contrário dos componentes do DNA biológico, porém, os componentes da inteligência emocional podem ser desenvolvidos para lhe dar condições de expandi-la significativamente.
Cada um desses quatro componentes representa certas aptidões que, reunidas, dão origem à inteligência emocional. São eles:
1) Capacidade de perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção;
2) Capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderam facilitar sua compreensão de si mesmo ou de outras pessoas;
3) Capacidade de compreender as emoções e o conhecimento derivado delas; 4) Capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONSCIÊNCIA
As emoções são produzidas pela interação dos pensamentos, das alterações fisiológicas e das atitudes, como reação a um acontecimento e das atitudes.
Profa. Patrícia Dias Ribeiro
Por exemplo: para conseguir controlar a raiva, você tem que ter consciência