Redes semânticas - resenha
| |Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação |
| |Disciplina: Inteligência Artificial – TES31 |
Professor: Antônio Carlos Tamanini da Silva
Trabalho 3
Pesquise na internet e descreva de forma detalhada a área de redes semânticas e responda as questões abaixo. (Mínimo de 10 páginas)
1. O que é uma rede semântica? 2. Dê um exemplo de rede semântica 3. Quais os principais tipos de redes semânticas 4. O que é uma rede semântica de asserção? 5. O que é uma rede Bayesiana? 6. Dê um exemplo de rede Bayesiana 7. Quais as aplicaçoes de redes Bayesianas 8. Quais as principais ferramentas para trabalhar com redes Bayesianas? 9. Quais as vantagens e desvantagens das redes Bayesianas?
Boa Sorte !!!
1. O que é uma rede semântica?
Uma rede semântica é uma forma de representação do conhecimento definida como um grafo direcionado no qual os vértices representam conceitos, e as arestas representam relações semânticas entre os conceitos. Elas são consideradas uma forma comum de um dicionário legível por uma máquina. Tais redes envolvem o uso de associações semânticas flexíveis podem ser úteis para a leitura humana. O conceito foi criado para uso em computadores por Richard H. Richens em 1956 como uma língua internacional auxiliar para a tradução por máquina de linguagens naturais. Foram então desenvolvidas por Robert F. Simmons no início da década de 1960 e posteriormente amplidas através do trabalho de M. Ross Quillian em 1966. Pode-se considerar um mapa mental como uma variante de rede semântica. Ao usar cores e figuras a ênfase está na geração de uma rede semântica que invoca a criatividade humana.