Natureza do fenomeno literario
Natureza do fenômeno literário Segundo a autora, quando se trata de fenômeno literário, uma criação histórica ideológica e mutante, devido a vários fatores: entre eles existe um fator que diz respeito à idéia que se faz sobre a constituição do que seja texto literário, que resulta em uma unidade completa e polissêmica.
Os conceitos do discurso literário De acordo com a autora os sentidos atribuídos ao termo literatura sempre varia ao longo da historia e apresentam variáveis de cada leitor, ou seja, os diferentes significados do termo não se referem apenas a caráter singular. Os textos literários implicam conhecer as infinitas nuances que eles vão assumindo na obra de um mesmo autor, nos autores de uma geração na sucessão de autores, obras e épocas literárias artísticas. A literatura se apóia necessariamente em cinco elementos indispensáveis: um autor, um leitor, um texto, uma língua e um referente (COMPAGNOM, 1999). Essa associação e a base de qualquer reflexão teórica, que pode tratar do todo ou de partes especificas de cada um desses elementos. Do ponto de vista da autoria, é cada vez mais freqüente a separação entre a biografia do autor e o texto literário que escreveu. Para Barthes, deve se levar em consideração a linguagem impessoal e anônima, portanto valorizando mais a transformação do escritor em discurso, Isto é, numa organização textual histórica e ideologicamente marcada na linguagem, quanto ao leitor, seu lugar e da compreensão e da interpretação do discurso literário.
A linguagem como distinção entre discurso literário e não literário O texto literário somente compreensível se houver um conhecimento lingüístico mais ou menos comum aos dois sujeitos do dialogo literário: o autor e o leitor, o discurso literário fará uso subversivo das normas da língua buscando a expressão que melhor se ajuste a rede de