Literaturas
Análise do texto
“Natureza do Fenômeno Literarios
RIO DE JANEIRO - RJ
2014
1. Natureza do fenômeno Literário
Segundo o autor, a natureza literária encontra-se diante da compreensão, segundo a essência e a substância do que o texto deseja passar ao seu leitor. Deve-se ser lido de forma minuciosa e atenta para que seja analisado e compreendido de forma correta e não errônea.
1.1 O Texto
Os conceitos de texto:
Disposição das linhas e seu entrelaçamento possui caracterização do literário trazendo o conceito de formato diante esta diferenciação.
Manifesta uma relação do homem entre si, e do homem com as realidades e do homem ao se expressar. Todo texto é resultado de alguma leitura que deve ser transpassada além do homem e sua realidade. Em sua última instância, é realizado como uma elaboração humana, um trabalho através de sua colaboração.
O texto possui duas espécies, sendo elas: O texto-objeto, que constitui-se através do discurso cotidiano e técnico, predominando assim a oposição entre sujeito e objeto, e o texto-obra, que utiliza-se da metáfora para emitir informações ao seu receptor e é conhecido por ser um texto que traz manifestações do autor.
1.2 Conceitos de Literatura
1.2.1 O percurso histórico
A literatura é a arte da escrita e da leitura. Antigamente era vista como formação da cultura e dos aspectos formais do homem, surgindo assim o homem letrado.
A hierarquização deste homem letrado e todo seu conhecimento se impuseram, logo, os conhecimentos científicos e artísticos eram divididos em algumas disciplinas e repassados para que houvesse uma prolongação de todos os ensinamentos.
O conceito de literatura, após o movimento renascentista começou a ser restrito a determinados conjuntos de obras de países do mundo inteiro. Através destas transformações o sentido de literatura mudou para algo que possuía sentido etimológico formal, ou seja, com finalidade para textos bibliográficos, econômicos e de