relatorio de estagio
RELATÓRIO
“Bioética e saúde pública”
Academica:Kássia Michelle Silva Almeida
Teresina
Abril/2014
A palestra iniciou-se com um comentário geral da palestrante Drª Regina Parizi,com o assunto sobre saúde,logo após ela ressaltou a importância da população conhecer seus direitos para poderem reivindicar saúde pública de qualidade para todos.Resaltou a evolução da bioética e a saúde publica desde 1990 ate 2013 em relação a alguns temas como:pesquisa com seres humanos,biotecnociencia,planos e seguros privados de saúde.
A bioética reintroduzindo a preocupação ética no comportamento dos sistemas de saúde de acordo com a palestrante, muito se tem falado e escrito sobre a globalização, mas muito pouco tem sido estudado sobre a relação entre esse processo e a saúde da população, os sistemas de saúde e a identidade nacional. No caso da saúde da população, a globalização tende a ocasionar mudanças radicais nos padrões das doenças e na velocidade de disseminação das mesmas, entre outras coisas. Nos sistemas de saúde, vários aspectos são influenciados pela globalização, por exemplo, os mecanismos de financiamento, a regulamentação de produtos e serviços de saúde, a oferta de recursos humanos etc. A questão da identidade nacional também é importante, uma vez que os valores de uma sociedade estão embutidos em seu sistema de saúde e afetam diretamente as decisões políticas do setor, esclareceu.
Sobretudo, sua má qualidade, são preocupações de especialistas e defensores da saúde pública. Para a Doutora Regina Parizi , não se pode mais falar em apenas um sistema único hoje. “A sociedade brasileira não pode mais fingir que nós temos um sistema único. O sistema já não é único. O sistema privado hoje cobre uma parcela de acima de 30% da população”, afirma.O crescimento do setor privado de saúde foi outro tema abordado com a seguinte aformação de que o ministro da Saúde considera positivo o