disciplinas
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO
RESENHA:
“ONTOLOGIAS APLICADA A PADRONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE PESQUISADORES: MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO.”
(SANTOS, L. R. et al.)
Estruturas e Linguagens da Informação
Professor: Renato Fernandes Corrêa
Equipe:
Adeilson Souza
Bruna Alves
Carla Medeiros
REFERÊNCIA: SANTOS, L. R. et al. Ontologias aplicada a padronização dos currículos de pesquisadores: mapeamento do conhecimento. DataGramaZero, v. 12, 2011. Disponível em: . Acesso em: 03 Set 2013.
O Currículo Lattes é um currículo ao qual deve atender a padrões estabelecidos pela Plataforma Lattes, ambiente este, gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A plataforma Lattes foi uma alternativa de padronizar os currículos de forma que facilitasse a recuperação da informação de forma rápida e eficaz. Pela falta dessa padronização, por erros na inadequação da área de atuação dos pesquisadores e nas escolhas errôneas das palavras-chave, aumentou-se ainda mais os problemas na identificação dos profissionais, da instituição e da interpretação dessas informações, gerando ambiguidades entre termos.
Neste contexto, (SANTOS, L. R. et al., 2011), apresentam em seu texto a importância de se obter a padronização dos currículos com o auxílio das ontologias e da web semântica, e mostrar o esforço ao qual o CNPq tem buscado na conscientização dos pesquisadores da importância de se atualizar sempre essas relevantes informações a fim de garantir, por meio deles, informações fidedignas e que essas informações possam representa-lo de fato.
A representação dos conteúdos dos Currículos Lattes é bastante importante, pois vai garantir a confiabilidade e a precisão na busca dessas informações. A organização da informação tem por objetivo se utilizar de linguagens as quais possam representar, descrevendo