Redes padroes wireless
Tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas
Rede de computadores
Professor Luciano Vargas
Padrão Wi-Fi (Lan)
Protocolo CSMA/CA; Problemas das colisões em redes Wireless.
Marcelo Garcia – Matricula 43.639
Rio Grande, março de 2012.
Redes Wi-Fi 1. Padrão
A popularidade das redes Wi-Fi, tem tornado o custo de aquisição desta tecnologia. Esta economia de escala tem reflexos sobre a capacidade crescente da tecnologia. O que tem mercado cativo, tende a ser lapidado e trabalhado pelos fabricantes, para tornar melhor e mais rápido, objetivando atender os mercados, e atingir assim o lucro. Para Flickenger (2007 p.1):
“Uma infraestrutura de rede sem fio pode ser implantada com custo muito baixo, comparada a estruturas cabeadas. Mas a construção de redes sem fio é apenas parcialmente uma questão de economia financeira. Permitir às pessoas em sua comunidade local o acesso fácil e barato à informação é beneficiá-las diretamente do que a Internet pode oferecer. O acesso a uma rede global de informação traduz-se em riqueza em uma escala local, já que mais trabalho poderá ser feito em menos tempo, com menos esforço.”
O principal protocolo para redes sem fio de baixo custo, é atualmente a família de protocolos 802.11, também conhecida entre muitos como Wi-Fi. A família 802.11 de protocolos de transmissão por rádio (802.11a, 802.11b e 802.11g) tem incrível popularidade nos Estados Unidos e Europa. Mesmo que novos protocolos, tais como o 802.16 (também conhecido como WiMax), venham a resolver alguns problemas difíceis atualmente observados com o 802.11, eles ainda têm um longo caminho a percorrer até que alcancem os pontos de popularidade de preço dos equipamentos 802.11. Como os equipamentos que suportam WiMax estão apenas começando a tornar-se disponíveis enquanto este livro é escrito, nosso foco principal se manterá na família 802.11.
São muitos os protocolos da família 802.11, nem todos diretamente