Redes industriais
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
TRABALHO REDES DE COMUNICAÇÃO
Santa Bárbara D’ Oeste
Junho, 2014
Exercícios – Cap.6 Redes de Comunicação.
1) Cite as características principais das redes abertas. Qual é a estrutura do modelo de referência OSI para interconexão aberta?
É uma rede destinada a telecomunicações e dividida em camadas horizontais em oposição aquelas de uma operadora tradicional, que com a finalidade de prestar um serviço, verticaliza todas as camadas sob uma só empresa. Em uma rede aberta cada camada é independente da outra e pode ser gerida por diferentes empresas. O centro desse padrão é o Modelo de Referência OSI, um conjunto de sete camadas que define os diferentes estágios pelos quais os dados devem passar de um dispositivo para outro em uma rede. Pense nas sete camadas como uma linha de montagem no computador. Em cada nível, os dados são preparados para a camada seguinte. Os sete níveis, que se separam em dois conjuntos são: Conjunto de aplicação
Camada 7: aplicação - essa é a camada que realmente interage com o sistema operacional ou aplicativo sempre que o usuário escolhe transferir arquivos, ler mensagens ou realizar alguma atividade relacionada à rede.
Camada 6: apresentação - a camada 6 pega o dado fornecido pela camada do Aplicativo e o converte em um formato padrão que as outras camadas podem compreender.
Camada 5: sessão - a camada 5 estabelece, mantém e finaliza a comunicação com o dispositivo receptor. Conjunto de transporte
Camada 4: transporte - esta camada mantém o controle do fluxo de dados e provê a verificação de erros e a recuperação de dados entre os dispositivos. Controle de fluxo significa que a camada de transporte procura ver se o dado provém de mais de uma aplicação e integra cada dado de aplicação em um fluxo único para a rede física.
Camada 3: rede - a maneira que o dado será