História dos Materiais de Construção
Edificações
Pré História As criações humanas aconteceram em diversos locais do planeta e em diferentes épocas. Um machado de pedra foi consideram a primeira invenção humana enquanto artefatos de cerâmica, ferro e bronze. Com o tempo ocorreram evoluções constantes com o uso de diversos matérias e de acordo com a necessidade da época.No período paleolítico os homens não tinham essas técnicas e eles eram nômades, as baixas temperaturas faziam eles se abrigarem em cavernas para se proteger do frio e dos animais e só foram encontrar melhores condições de sobrevivência depois da descoberta do fogo que trouxe a eles melhores condições de sobrevivência e assim vivendo em grupos maiores e com o tempo foram se sedentarizando. A agricultura junto com a pecuária dava os primeiros passos e gradualmente foram fixando o homem. No período dos metais (3500 a.C), surgem as primeiras construções feitas de pedra que tinham função de templos.O surgimento do cobre,bronze e ferro possibilitaram o desenvolvimento de armas, utensílios domésticos, ferramentas utilizadas na agricultura e construção por conta do domínio da fundição de metais que permitiram criar instrumentos mais apropriados para suprir suas necessidades.
Egito
A idéia de construir em tijolo chegou ao Egito, vinda da Mesopotâmia, por volta de 3100 a.C., e nos próximos 500 anos o uso do tijolo generalizou-se a quase todos os edifícios. Muitos faraós construíram as suas pirâmides em pedra mas os seus palácios eram de tijolos. Para a construção das pirâmides foram usados milhões de blocos de pedra pesando grandes toneladas A maioria dos edifícios à beira do Nilo era feitos de materiais que se degradavam com facilidade e desempenham importante função na climatização das edificações na região enquanto os templos e os túmulos de pedra sobreviveram ao tempo.
Mesopotâmia
A arquitetura da Mesopotâmia empregou nos seus estágios iniciais tijolos de barro seco ao sol que se desgastavam facilmente.