Qualidade dos materiais
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Prof. Esp. Benedito Ribeiro
E-mail: benedito_tecnologiaeng.civil@hotmail.com
Importância e História dos Materiais de Construção
É de grande importância que o futuro engenheiro compreenda e tenha em mente que não adianta apenas saber calcular uma viga; é preciso saber também dosar o concreto de modo a obter a resistência prevista, e depois saber controlar a sua preparação durante toda a obra.
Importância e História dos Materiais de Construção
Quando se procede ao cálculo da viga, a resistências dos materiais a mecânica, a estática e disciplinas correlatas fornecem as fórmulas que permitem conhecer as tensões internas e as forças externas que ela irá suportar. Mas é o conhecimento dos materiais de construção que possibilitará ao projetista escolher aquele que poderá resistir a essas tensões. Importância e História dos Materiais de Construção
Da qualidade dos materiais empregado irá depender a solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento da obra. Uma parede pode ser feita com diferentes materiais, mas a cada um corresponderão diferentes qualidades
e
diferentes
aparências.
Cabe
aos
engenheiros baseado em seus conhecimentos sobre a estrutura e resistência de cada material, escolher aquele que atenda às condições pedidas.
Importância e História dos Materiais de Construção
Tal conhecimento deve ser predominantemente experimental, tecnológico. As qualidades dos materiais podem ser estabelecidas pela observação continuada, pela experiência adquirida ou por ensaios em laboratórios especializados. Como não seria prático que cada novo engenheiro fosse adquirindo aos poucos essas experiência, é preciso que esses conhecimentos sejam difundidos por meio do ensino.
Importância e História dos Materiais de Construção
¨ESSA É A FINALIDADE DA DISCIPLINA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO¨
Evolução Histórica dos Materiais de Construção
Os