planejamento de produtos
A fase do Planejamento do Projeto tem inicio com a definição dos interessados, podendo sofrer influencias relativas ao projeto. Cabe ao planejamento identificar as partes envolvidas, entender as necessidades, limitações, e potencial de envolvimento com o projeto. Para isso, devemos considerar que os projetos como temporários, possuindo diferentes intensidades de envolvimento, ao longo do projeto.
A definição do escopo do produto apresenta os parâmetros básicos que o caracterizam (o que é produto) e as funcionalidades que dele se espera (para que serve o produto), de forma a se ter uma clara compreensão do que será fornecido ao cliente.
A definição do escopo do projeto será a base para decisões futuras no projeto. Deve-se considerar, nessa definição, a gestão do escopo, ou seja, qual o detalhamento e o controle de mudanças do escopo que será necessário para o projeto em questão.
A elaboração de uma declaração escrita do escopo do projeto é a base genérica a ser seguida nas mais diversas decisões futuras do planejamento e execução do projeto, e deve conter, basicamente: justificativa do projeto; descrição sucinta do produto; objetivos do projeto em termos de custo, cronograma e medidas de qualidade; as premissas e restrições identificadas; e um plano de gerenciamento do escopo.
No escopo do produto, e principalmente do projeto, das características do modelo de referencia especifico adotado na empresa para seu PDP, realizando diversas adaptações desse modelo.
Um passo seguinte do planejamento é definir quais as atividades especificas que deverão ser realizadas no projeto, então, estabelecendo os relacionamentos e a consequente sequencia de execução dessas atividades, consequentemente um cronograma de realização do projeto.
A analise de viabilidade econômico-financeira significa estimar e analisar perspectivas de desempenho financeiro do produto do produto resultante do projeto.
Planejar os indicadores de desempenho que serão utilizados significa