linux
Processo é um programa em execução. Mais especificamente do ponto de vista do Sistema Operacional, é a estrutura responsável pela manutenção de todas as informações necessárias à execução de um programa.
Para Sistemas GNU/Linux, todo tipo de programa, comando, aplicativo que esteja executando é tratado como um processo.
Processos em Sistema GNU/Linux possuem alguns atributos:
Tempo de vida – define o tempo que este processo ficou em execução, existem processos com tempo de vida curto, outros processos com tempo de vida mais longo
ID do processo (PID) – todo processo possui um PID que o identifica (pid é um número inteiro que identifica cada processo em execução).
ID do user (UID) e ID do grupo (GID) – Esses atributos identificam o usuário que iniciou o processo e o grupo que o usuário pertence
Monitoração de Processos:
Em um sistema GNU/Linux, existem centenas de processos executando simultaneamente e concorrendo entre si pelo uso dos recursos de CPUe memória. Os processos são controlados por escalonadores do Sistema Operacional, que, de acordo com o grau de prioridade de cada processo definem qual é a parcela de tempo de processamento que cada processo deverá ocupar.
Os comandos que nos permitem monitorar os processos em execução são os comandos ps, pstree e top.
Eliminando Processos no sistema:
O comando kill envia um sinal de término para o processo em execução. É importante lembrar que para finalizar um processo é preciso ser o dono dele ou então ser o user root; também é necessário saber que, ao finalizar um processo, finalizamos todos os seus sub-processos.
Controle de Processos via terminal:
Processos (programas) podem ser executados de duas maneiras: em primeiro plano (foreground) ou em segundo plano (background).
A principal vantagem em colocar um processo rodando em segundo plano é o fato que este não ocupa o prompt de comando, deixando-o livre para outras atividades.
jobs
O