logistica reversa
RAÍSSA SANTOS PERNA
LOGÍSTICA REVERSA: O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE
SOBRADINHO-DF
2014
RAÍSSA SANTOS PERNA
LOGÍSTICA REVERSA: O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO AO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO DISTRITO FEDERAL (SENAC-DF) CAMPUS SOBRADINHO COMO REQUISITO PARCIAL PARA CONCLUSÃO DE CURSO.
Orientador: WASHINGTON
BRASÍLIA
2014
FOLHA DE APROVAÇÃO
RAÍSSA SANTOS PERNA. LOGÍSTICA REVERSA: O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.
RESUMO
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. O Ministério do Meio Ambiente atua por meio da Gerência de Resíduos Perigosos, na execução de atividades visando o gerenciamento ambientalmente adequado desses resíduos bem como de áreas contaminadas por substâncias químicas, tendo como principal competência, subsidiar e apoiar o Departamento de Ambiente Urbano na formulação de políticas e normas e na definição de estratégias para a implementação de programas e projetos em temas relacionados com:
- Gestão ambiental para a produção mais limpa;
- A gestão de passivos ambientais e áreas contaminadas; a gestão de resíduos perigosos, rejeitos e produtos perigosos danosos a saúde e ao meio ambiente;
-Ao desenvolvimento de estudos e projetos relacionados com