redes de computadores
Introdução:
Os computadores fazem parte do nosso dia a dia pessoal e principalmente comercial, onde são interligados através de uma conectividade global “a internet”.
Sendo assim temos como proteção o uso da Segurança de rede que previne e monitora o acesso não permitido de paginas não autorizadas, onde os usuários só poderão acessar dados permitidos através de senhas de acesso.
A Segurança de Rede é utilizada em computadores domésticos e computadores públicos, é utilizada também em organizações e empresas de pequeno e grande porte, protegendo e supervisionando as ações que estão sendo feitas.
Conceitos de Segurança de rede
Em uma Segurança de Rede é necessário o login de usuário e senha, isto é chamado de Autenticação.
Uma vez autenticado, um firewall aplica políticas de acesso, como os serviços que são permitidos a serem acessados pelos usuários da rede, sendo que o firewall não oferece a segurança de 100% na checagem de conteúdo perigoso, tais como trojans e malwares que são transmitidos pela rede. Ele também necessita de algum Software de antivírus, ou algum tipo de sistema de prevenção de intrusos que ajuda a combater estes tipos de malwares.
Um sistema de Detecção ou intrusão também pode monitorar a rede e seu trafego, na procura de anomalias e comportamento inesperado ou suspeito, para proteção dos recursos.
A comunicação entre dois hospedeiros utilizando uma rede pode ser encriptada para manter sua privacidade.
A segurança de rede envolve diversas áreas, onde as principais são:
- Criptografia de Chaves Públicas
- Vulnerabilidade em Máquinas de Sistemas Distribuídos
- Vulnerabilidade em Redes Locais e de Grande Escala
- Firewalls
- Sistemas de Detecção de Intrusões - IDS
- Redes Privadas Virtuais ('Virtual Private Network')
- Segurança em Redes Sem Fios
- Controle de roteamento
A Segurança de rede pode ser implementada com o uso de vários mecanismos, como por exemplo:
- Assinatura digital