Ética e Administração
1.Introdução (Ética e Administração)
2.A ética profissional no filme “ Amor sem Escalas” 2.1 Sinopse do filme 2.2 Análise das cincos situações envolvendo a ética profissional em Administração
3. Conclusão
4. Referencia bibliográficas
1. Introdução (Ética em Administração)
Os estudos sobre a ética começaram a partir dos filósofos de cultura ocidental, precisamente na Grécia antiga, para que pudessem refletir sobre os problemas advindos da moral do Homem. Seu objetivo era enquadrar o Homem no meio social, com base nas obrigações e nos seus deveres, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral e razões para a justiça e harmonia das condutas.
No entanto o termo “Ético” tem conceitos e formas de alusão distintas no ponto de vista dos pensadores filosóficos gregos, como: Aristóteles e sua obra “Ética a Nicômaco” na qual retrata os pensamentos sobre a ética e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional. A palavra ética vem do Grego “ETHIKÓS” que significa: modo ser. A qual se refere aos costumes e comportamentos humanos visto da forma filosófica da moral, natureza do bem e do mal e da justiça, e valores em sociedade. Para maiorias das empresas, a ética é a base fundamental na estrutura administrativa de uma empresa é através dessa filosofia de ética que se define o perfil moral de seus funcionários, clientes e seus parceiros como mencionado no Teste de Ética, que foi criado pelo Advogado, Joaquim Manhães Moreira, autor do livro “Ética Empresarial no Brasil.
A ética na administração atua como base de sucesso de grandes empreendedoras, mantendo sempre o respeito e o compromisso ético com seus fornecedores, clientes e funcionários. A maioria das empresas sabe que para alcançarem o sucesso no mercado é preciso investir na melhoria constante da ética profissional.
A ética profissional representa um papel de suma importância na vida do administrador de empresas. A ética empresarial em conjunto