Redes de computadores
CURSO: Técnico em Redes de Computadores TURMA: 1º Período
PROF.: Pereira
Redes de Computadores
As aulas dessa semana e da semana passada foi continuação sobre introdução de redes de computadores. Inicialmente o professou lecionou sobre os cuidados que devemos ter quando da construção dos cabeamentos da rede lógica, que dever ficar afastada da elétrica e os fios não devem ficar expostos a movimentos.
Para a construção de uma rede podemos montar os cabos como quisermos, porém, para que a mesma funcione com máxima eficiência é necessário seguirmos os padrões existentes, até porque pode não ser a mesma pessoa que montou que irá fazer a manutenção da mesma, e a padronização ajuda a entender melhor seu funcionamento.
Para montarmos uma rede de computadores que funcione a contento, precisamos dos seguintes materiais: l de cabos par trançado padrão TIA/EIA 568A/568B; l de conectores, tipo RJ45; l placas de rede compatíveis com os conectores (uma para cada computador); l um hub ou switch, quando a rede tiver mais de 2 computadores; l uma alicate crimpador e uma chave de impacto.
De posse dos materiais devemos primeiramente retirar cuidadosamente a capa externa das extremidades dos cabos, deixando em torno de 3cm dos fios torcidos expostos, tomando cuidado para cortar apenas a capa externa, sem danificar fio algum. Após a remoção da capa, conferir se existe oito fios torcidos em quatro pares. Todo par tem um fio de cor sólida e outro listrado com branco, indicando seu par. Para montar os cabos devemos organizar os fios de acordo com o padrão que melhor se aplica à rede que vamos construir. Após selecionar os fios e organizá-los de forma adequada devemos cortá-los um pouco menor que o conector e depois de inseridos é preciso apertá-los com o alicate crimpador para que os mesmos fiquem bem fixados no conector. A figura abaixo mostra como deve ser a distribuição dos pares, de acordo com o padrão escolhido:
Para montar uma rede com