redes de computadores
Para alcançar nossos objetivos, que é a revolução dos softwares e Hardwares que surgiu a partir do século 80, onde eram poucas pessoas que tinham a facilidade de interagir no ramo da informática. Fundamentou-se através de pesquisas que o Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas Os primeiros computadores da década de 1940 possuíam somente dois níveis de linguagem de programação, e segunda geração (1956 - 1963) foi impulsionada pela invenção do transistor (1948) e em 1956 já se produziam computadores com esta tecnologia.
Os softwares podem ainda ser classificados em:
- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc.
- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
A revolução do software e Hardware - Software
No princípio do Processamento de Dados o Hardware, que é toda a parte física que constituí um computador, o equipamento em si, não continha programas instalados e necessitavam ser fisicamente mudados de acordo com cada projeto ou finalidade, de maneira a atender tal demanda.
O ENIAC foi criado com o plano inicial de armazenamento de Softwares em seu interior. Mas, devido ao tempo exíguo para o lançamento da máquina, essa ideia foi abandonada.