bioterio biossegurança slide
CURSO DE AGRONOMIA
IRRIGAÇÃO NO BRASIL
MANAUS
2013
IRRIGAÇÃO NO BRASIL
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina de Informática Instrumental, ministrada pelo Prof. Dr. André Carvalho refrido ao 1° Trimestre do 1° Periodo do Curso de Agronomia.
Manaus
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar o que é irrigação e suas técnicas básicas, para o aprimoramento do solo que tem como vantagens: fornecer uma qualidade boa das plantas, um controle rigoroso de pragas e fungos, e um aumento de produtividade do solo, e desvantagens são custo de preço elevado e falta engenheiros agronômos especializados nesta área.
2. IRRIGAÇÃO CONCEITOS
Irrigação é uma técnica que permite adicionar água ao solo na quantidade adequada à produção agrícola. Mesmo o solo que possui água suficiente para as plantas pode ficar seco em determinadas épocas, devido à grande evaporação de água e à ausência de chuvas. Quando isso ocorre, deve-se providenciar a irrigação do solo.
3. MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO
O interesse pela a irrigação, no Brasil,emerge nas mais variadas condiçoes de clima, solo, cultura e socioeconomia. Não existe um sistema ideal de irrigaçao, capaz de atender satisfatoriamente a todas essas condiçoes e aos interesses envolvidos. Em consequência, deve-se selecionar um sistema mais adequado de irrigação para uma certa condiçao e para atender aos objetivos desejados.
3.1. PRINCIPAIS MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO
São quatro métodos de irrigaçao: superfície, aspersão,localizada e subirrigação.Para cada metodo de irrigação existe dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados. A razão pela qual há muitos tipos de sistema de irrigação é a grande variação do solo, clima, culturas, disponibilidade de energia e condições socioeconômicos para quais o sistema de irrigação deve ser