básico de genetica forense
CURSO DE BIOTECNOLOGIA
GENÉTICA FORENSE
MANAUS
2013
GENÉTICA FORENSE
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina de Informática Instrumental, ministrada pelo Prof. Mestre.Vitor Bremgartner da Frota refrido ao 1° Trimestre do 1° Periodo do Curso de Biotecnologia.
Manaus
2013
Sumário
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com a finalidade de falar sobre a área de genética forense que se base em exames pericíais. Com os avanços da ciência e tecnologia de DNA surtiram um enorme impacto no campo de ciência forense, foi por meio desse avanço que conseguiram solucionar casos como paternidade de pais já mortos, casos de estupros de vítimas falecidas, casos de pessoas desaparecidas que seus restos mortais foram entregue aos parentes, inocentando pessoas que foram acusadas de crimes que não cometeram,e evidênciando culpados.
2.GENÉTICA FORENSE: CONCEITO
A genética forense é uma das áreas da ciência forense que utiliza o DNA como base, para auxiliar a justiça a desvendar casos sob investigação policial ou do ministério público.Trata-se de uma área de investigação científica que se dedica a três tipos de exames criminalística biologica (análise de manchas de sangue encontradas nos locais de crimes, de sémen deixado nas vítimas de crimes de natureza sexual, de pêlos, ou cabelos suspeitos de pertecerem ao suspeitos); identificação biológica de paretesco (identificações de paternidade ou maternidade entre outros); identificação genética individual (identificação de um corpo ou fragmentos de um corpo).
Imagem 1: do Centro de Ciências Forenses
Disponivel em: . Acessado em 00/08/2013 às 00h00min.
3.HISTÓRIA
O primeiro caso de indentificação criminal ocorreu em 1985, em um pequeno condado, na Inglaterra. O geneticista Alec Jeffreys comparou as amostras das vítimas de estupro que