Rede Social Corporativa
DEFINIÇÃO:
A definição de rede social por si própria traz o contexto de estrutura social que é composta por pessoas e/ou organizações que estão conectadas por certos tipos de relações, preferências e opiniões, bem como partilham informações e conteúdo entre os membros da rede. São serviços de comunicação via internet que tem como base aspectos de interação que visam facilitar as relações entre usuários com conexões na vida real e que surgiu na segunda metade da década de 1990. Atualmente são ferramentas poderosas que tem a capacidade de agregar os mais diversos tipos de conteúdos e também execução de serviços. Uma outra importante característica das redes sociais é que elas são extremamente abertas, possibilitam relacionamentos horizontais e sem níveis hierárquicos entre os participantes.
As redes sociais online atualmente mais utilizadas e conhecidas são as que oferecem de alguma forma relacionamento entre as pessoas, como por exemplo: Facebook, Skype, Instagram, Twitter, LinkedIn, Whatsapp, entre outros. Um ponto comum entre todas essas redes citadas como exemplo é o compartilhamento de informações, conteúdo, conhecimento, interesses, esforços, entre outros, a fim de que mais pessoas possam interagir com o usuário para os mais diversos objetivos.
Notadamente, as redes sociais têm a cada dia adquirido mais importância dentro da sociedade moderna e tem se tornado figura de destaque nas relações entre indivíduos ao redor de todo o planeta. Além das redes sociais online, existem também:
• Redes comunitárias: São aquelas que se estabelecem em bairros, cidades ou nas comunidades locais em geral. A finalidade é reunir interesses comuns a todos habitantes de tal comunidade, com objetivo de obter algum determinado beneficio.
• Redes profissionais: Um exemplo clássico desse tipo de rede é o LinkedIn, aonde a principal finalidade é estabelecer um networking entre os participantes, fortalecendo a rede de contato individual do usuário,