Redes Sociais Corporativas
Recursos Humanos I
Prof.: Crisóstomo Lima
Aluna: Ana Carolina Bruyn Louback
Turma: Adm 1 – noite
VIII Semana da Administração e Tecnologia - Sustentabilidade, Ética, Meio-Ambiente, Responsabilidade Social.
Palestra: Redes Sociais Corporativas
A internet é o terceiro maior veículo de comunicação do Brasil; são aproximadamente 79 milhões de usuários e é por esse motivo que as redes sociais são tão bem sucedidas no Brasil; os internautas receberam e as adotaram como estilo de vida. Atualmente, estar atualizado é fazer parte de algum grupo social ou comunidade virtual.
E toda grande empresa que se preze precisa das redes sociais. Seu uso faz-se necessário tanto às empresas que já estejam bem estabilizadas no mercado quanto às que estão dando os seus primeiros passos, pois, de acordo com pesquisas, cerca de 90% dos internautas pesquisam produtos e serviços.
Para as empresas, as redes sociais possuem o objetivo de aproximar mais o cliente à marca, de fidelizá-lo; através delas é possível conhecer mais profundamente quem são as pessoas que estão adquirindo seus produtos ou serviços, quais são seus desejos, sonhos, preferências e amigos, e assim lançar ou adequar estes mesmos produtos e serviços aos seus seguidores.
Entretanto, os clientes ou seguidores como são chamados, buscam das empresas nas redes sociais casos de sucesso e insucesso, experiências, valores, capacidade de responder às adversidades, imagem (positiva ou negativa), integração direta, transparência e integração com outros clientes da marca.
Por isso as empresas devem se preparar internamente (processos internos e gestão) para lidar com o crescente aumento de procura pelos seus produtos ou serviços antes de veiculá-los nas mídias sociais; devem se preparar também para os casos de insucesso que venham a acontecer para que sejam tomados como exemplo e não ocorra repetição do erro, que dependendo do caso, pode ser fatal para algumas empresas.
Em contrapartida, existe