Redações geografia
A globalização, processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, é sem dúvidas, um processo de muita importância para a humanidade, pois através dela se expande o mercado, facilita a comunicação, e a integração de vários lugares ao mesmo tempo.
Mas, sem dúvidas, essa globalização não é igual para todos. A população que tem condições financeiras maiores, se desenvolve cada vez mais, tem acesso a tecnologia. Já a população inferior, não tem nem acesso às condições básicas de vida (como por exemplo saneamento básico, educação, saúde, empregos).Isso aumenta fortemente as desigualdades sociais. Os países ricos gastam muito dinheiro para manter sempre a tecnologia atualizada, enquanto os pobres não têm recursos para acompanhá-los.
Isso é um processo irreversível, por que as novas tecnologias nos trazem conforto, comodidade, e maior desenvolvimento em menor tempo sem menos trabalho. Essas condições colaboram evidentemente para com a falta de emprego, pois as máquinas estão tomando o lugar do homem no mercado, e necessitando cada vez mais qualificação de profissionais.
Finalmente, percebemos que a globalização tem aspectos positivos e negativos, e que dependendo da esfera social analisada, pode beneficiar cada vez mais ou então, prejudicar crescentemente.
Redação: Leilão do petróleo
O leilão de licitação do campo de petróleo de Libra, o primeiro do pré-sal e o maior da história do país, foi vencido dia 21/10.
Ele visa conceder, sob o regime de partilha de produção, áreas para exploração de petróleo e gás natural na região brasileira do pré-sal.
Às vésperas do leilão, houve muitas críticas e protestos (de trabalhadores, sindicalistas, ambientalistas e representantes de movimentos sociais), contrários à licitação, pois acreditam que está ocorrendo a privatização de uma das maiores riquezas do país.
Porém, o argumento foi rebatido pelo ministro de Minas e