custo apropriado aos produtos
30/08/2013
Introdução
Todos os custos efetuados em uma linha de produção devem ser classificados em relação aos produtos fabricados e em relação aos níveis de produção. A correta classificação dos custos facilita a administração da empresa na tomada de decisão quanto ao uso de material e a departamentalização dos custos por produtos.
Custos segundo critérios de escala de produção
Custo Fixo:
São os custos cujos valores gastos são os mesmos independentemente da quantidade produzida, ou seja, não sofrem variações em razão do volume de produção.
Exemplos: Seguro da fábrica, aluguel da fábrica, o IPTU, salário da administração, manutenção da fábrica, mão de obra indireta (chefia, supervisão).
Custo Variável
São os custos cujos valores alteram de acordo com a quantidade produzida.
Exemplo: Matéria prima, embalagens, mão de obra direta, energia elétrica consumida na fábrica, materiais indiretos.
Custo misto
São os custos que variam de acordo com a produção, mas possuem uma parte fixa mesmo que nada seja produzido. Também são denominados semifixos e semi variáveis.
Exemplos: energia elétrica, aluguel de máquinas de Xerox etc.
Custos segundo critérios de Desembolsos
Custos desembolsáveis
• Ocorre o desencaixe de recursos da empresa
Ex: matéria-prima, mão - de - obra.
Custos não desembolsáveis
• Não ocorre o desencaixe de recursos da empresa.
Ex: depreciação, juros do capital próprio.
Custos diretos: São os custos apropriados diretamente a cada produto fabricado, sem a necessidade de rateios. Estes custos podem ser identificados na composição do produto, e variam de acordo com a quantidade produzida.
Exemplos = Matérias primas, embalagens e outros materiais diretos, mão de obra direta, depreciação do equipamento, energia elétrica das máquinas.
Para conhecer o consumo de materiais, basta a