Fundamentos De Custos Custeio E Margem Contribuicao Unitaria
1
Felipe
Kovags
©2004 by Pearson
Education
Custeio
TÓPICOS
Custeio por absorção
Custeio variável
2
Conceito
Custeio
Sistema de custeio consiste num critério por meio do qual os custos são apropriados à produção. De acordo com a sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos gastos de produção. É importante que seja considerado qual foi o sistema de custeio adotado pela empresa e quais os seus efeitos sobre a composição dos custos de produção.
3
Conceito
Custeio por absorção
Nesse sistema apropriam-se à produção todos os custos (fixo e variáveis, seja direto ou indireto)
Inconvenientes:
Primeiro: Custos fixos são necessários para que a fábrica esteja em condições de produzir. São custos incorridos INDEPENDENTEMENTE do volume de produção, pois não sofrem variações.
Como o custo fixo é indireto, e geralmente são apropriados por estimativas + ou – arbitrárias, isso faz com que o custo de fabricação de um PRODUTO possa variar de acordo com os critérios adotados.
Desta forma, por CONSEQUÊNCIA, o resultado apurado na VENDA de
UM PRODUTO pode variar de acordo com a parcela de custos fixos que a ele se decida apropriar.
4
Conceito
Custeio por absorção
Segundo: é o fato de os custos fixos unitários variarem de acordo com as quantidades produzidas (em razão inversa). Com o aumento do volume de produção, ocorre a redução do custo fixo unitário.
5
Exemplo
Custeio por absorção
Consideremos que uma indústria fabrique 1.000 unidades do produto
A e 1.000 do produto B. Seus custos fixos totais de R$10.000,00 foram apropriados aos produtos de acordo com o número de unidades produzidas. PRODUTOS
UNIDADES
PRODUZIDAS
CUSTOS FIXOS
Produto A
1.000
5.000,00
Produto B
1.000
5.000,00
Totais
2.000
10.000,00
6
Exemplo
Custeio por absorção
Se a produção de A for aumentada para 1.500 unidades e a produção de B for mantida em 1.000 unidades, os custos fixos de R$10.000,00 terão a seguinte distribuição:
PRODUTOS