O COMPROMETIMENTO DOS INDIVÍDUOS EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
O COMPROMETIMENTO DOS INDIVÍDUOS EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO
ORGANIZACIONAL
Álvaro Eduardo Goulart
Orientador: Paulo Emilo Vaz
RESUMO
O capital humano é considerado o principal recurso das organizações, que com a alta competitividade do mercado atual, necessitam cada vez mais do envolvimento dos indivíduos nos processos organizacionais para que os seus objetivos sejam alcançados, garantindo a sua sobrevivência. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem o intuito de analisar o comprometimento dos indivíduos em relação ao desempenho organizacional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de verificar a perspectiva de diversos autores sobre o assunto abordado, uma vez que este é de extrema importância para as organizações como um todo pelo fato dos indivíduos serem considerados peça-chave para a produtividade organizacional.
Constatou-se que o comprometimento está intrinsecamente relacionado ao comportamento humano e às características pessoais, sendo que muitas vezes são influenciados por fatores da sociedade em que está inserido, como valores e crenças, bem como fatores organizacionais como o ambiente de trabalho e a cultura organizacional. Dessa forma, verificou-se que as organizações devem buscar mecanismos que estimulem os funcionários a estejam sempre motivados e comprometidos com o trabalho, pois o desempenho organizacional depende diretamente o comprometimento individual.
Palavras-chave: Desempenho; comprometimento. Comprometimento;
Fatores
que
influenciam
o
1. INTRODUÇÃO
No mercado atual altamente competitivo, a sobrevivência das organizações está vinculada ao envolvimento de todos os indivíduos no alcance dos seus objetivos. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que as pessoas estejam comprometidas com as suas atividades e com o resultado final pretendido pela organização.
As organizações possuem como principal recurso de trabalho o capital humano. Dessa forma, faz-se necessário o