Redação sobre Desigualdade Social
A desigualdade social são processos relacionados à sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar um determinado grupo, classe ou círculo social. As áreas de desigualdade social incluem a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, moradia de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Existe também a desigualdade racial, de classes e até mesmo desigualdade na saúde.
A desigualdade racial pode ser entendida através de dois aspectos, ela pode ser sinônima de diversidade étnica, ou seja, existem brancos, pretos e mestiços, ou pode entender de uma forma menos literal, onde o branco possui, em geral, melhores condições econômicas e sociais, enquanto o negro é marginalizado, pobre e vitima de uma historia vergonhosa de escravidão.
A classe social está fortemente associada a prestígios e privilégios, ou seja, existe uma forte desigualdade quando o assunto é o poder financeiro, quem tem um emprego e um salário melhor as vezes se acha superior aos que não pertence a mesma classe social. As classes sociais hoje incluem a, a classe alta, a classe média, e a classe baixa, os membros de diferentes classes têm variado acesso a recursos de capital.
As desigualdades na saúde são em muitos casos relacionadas com o acesso aos cuidados de saúde. A saúde pública no Brasil não é das melhores, e a desigualdade aparece quando a pessoa que possui dinheiro tem um melhor acesso a cuidados a saúde do que as pessoas que são mais pobres.
A desigualdade no Brasil é um problema que pode ser combatido através de vários fatores um deles é o investimento na educação, a educação de qualidade forma o ser humano e prepara para vida independente do sistema. A desigualdade social se alimenta da inocência do povo.