Redação oficial
A REDAÇÃO No caso da redação oficial, quem comunica é sempre a Administração Pública; o que comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão ou entidade que comunica; o destinatário dessa comunicação é o público, o conjunto de cidadãos, ou outro órgão ou entidade pública. A redação oficial deve ser isenta de interferência da individualidade de quem a elabora. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecerem a certas regras de forma. A clareza do texto, possibilitando imediata compreensão pelo leitor, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação são indispensáveis para a padronização das comunicações oficiais. O texto deve ser conciso, transmitindo um máximo de informações com um mínimo de palavras. Ressalte-se que há necessariamente uma distância entre a língua falada e a escrita.
DICAS PARA ELABORAR UM TEXTO NO PADRÃO OFICIAL
Seja Conciso Redija um texto capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é necessário domínio do assunto e atenção na revisão.
Seja Impessoal Evite marcas de impressões pessoais do tipo “em minha opinião”. Lembre-se: é em nome do Serviço Público que você está falando.
Esteja Atento aos Pronomes de Tratamento Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à