redação logistica humanitaria
FATEC – Sorocaba/SP
REDAÇÃO DO TEMA: Logística Humanitária
Logística Humanitária e Cadeia de Suprimentos
Em épocas de desastres naturais, como as chuvas, desmoronamentos, terremotos, ou conflitos causados pelo homem, como bombardeios, nos fazem perceber que ajudas são requisitadas e recebidas de todos os cantos do mundo. Sendo assim, um bom planejamento e gerenciamento desses conflitos são de suma importância para que se possa alcançar assistência ao maior número de pessoas e locais afetados com o máximo de eficiência. Assim é a Logística Humanitária.
Embasado nesse contexto, nota-se que o gerenciamento da cadeia de suprimentos, envolvido a logística, de forma geral, relaciona-se diretamente com a logística humanitária, no tocante ao desenvolvimento do planejamento, envolvendo; suprimento; transporte; armazenamento; rastreamento; monitoramento; e ao desenvolvimento de um processo que viabilize uma resposta instantânea aos acontecimentos. Especificando esse processo, podemos relacioná-lo ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, que visa vencer tempo e distância na movimentação de materiais e serviços de forma eficiente e eficaz utilizando os recursos de mão de obra (voluntários) com matérias primas (doações) de maneira correta.
Contudo, entrelaçando esses conhecimentos pode-se afirmar que um processo bem definido e planejado consiga responder de maneira completa a minimizar frustrações aos afetados e desenvolver métodos para estar um passo a frente desses acontecimentos naturais ou causados pelo homem.
Resumo
A logística humanitária é um ramo da logística responsável por todos os processos envolvidos na mobilização de recursos, conhecimentos e pessoas, para ajudar comunidades afetadas por situações emergenciais como catástrofes naturais, guerras ou atentados terroristas. A partir de um criterioso estudo bibliométrico, e com a