Empreendedorismo
1-Natos: são aqueles com fantásticas histórias de sucesso, que começam “do nada” e conseguem prosperar, estão sempre pensando em negócios.
2-Que aprende: não é um empreendedor nato, mas que quando menos esperava, se deparou com uma boa oportunidade de negócio.
3-Serial: aquele que é apaixonado por empreender. Cria um negócio após o outro, sua principal motivação é o desafio de fazer o negócio crescer.
4-Corporativo: são executivos competentes, que visam o crescimento da empresa onde trabalham.
5-Social: Empreende buscando objetivos sociais, cria projetos e negócios que melhorem a vida das pessoas e que dê oportunidades para pessoas que não tem acesso a elas.
6-Necessidade: cria o próprio negócio por falta de alternativa, por sobrevivência, são geralmente pequenos e informais, visando o próprio sustento ou o da família. Negocios geralmente com pouco retorno financeiro.
7-Herdeiro: recebem desde jovens a missão de dar continuidade ao negócio da família
8-Normal: é o planejado, aquele que analisa, busca minimizar os riscos, faz o business plan.
O que diferencia todos esses empreendedores é basicamente a motivação, os motivos que os levam a empreender. Porém, apesar dos motivos, eles tem algumas características em comum como: independência, fazem a diferença, exploram oportunidades, são dedicados e determinados.
Tipo 1 – EMPREENDEDOR NATO= Começa do nada ainda jovem e logo adquire habilidade para o negócio.
Tipo 2 – EMPREENDEDOR QUE APRENDE= É um dos mais comuns, aquele que nunca havia pensado no assunto até se deparar com uma oportunidade.
Tipo 3 – EMPREENDEDOR SERIAL= Tem paixão por empreender e pelas empresas que cria, é dinamico.
Tipo 4 – EMPREENDEDOR CORPORATIVO= Em geral executivos muito competentes com muita capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas adminstrativas, assume riscos, é estrategista, hábil comunicador e vendedor.
Tipo 5 – EMPREENDEDOR SOCIAL= Envolve-se em causas humanitárias, realiza-se vendo