Orçamento
A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA UMA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA EFICIENTE
RESUMO:
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevância da educação como ferramenta importante na construção de uma sociedade capaz de questionar o gerenciamento e alocação de recursos públicos. A educação é a ferramenta mais importante para formação do caráter humano, gerando uma contínua necessidade de aprendizado, trazendo à tona possibilidades de se propor indagações coerentes e concisas quanto à gestão do orçamento no qual estão inseridos.
Palavras-chave: Educação. Orçamento Público
Conceitua-se GESTÃO ORÇAMENTÁRIA EFICIENTE, como sendo o gerenciamento responsável e coerente dos recursos públicos de forma a dar uma resposta satisfatória à sociedade quanto à destinação e alocação dos valores arrecadados durante dado período.
Uma GESTÃO ORÇAMENTÁRIA EFICIENTE é aquela em que os objetivos primários, ou seja, educação, saúde, saneamento b são contemplados em sua totalidade, e não à margem do que se espera como podemos visualizar nos últimos anos.
Desta maneira se a sociedade como um todo não possuir ferramentas para analisar e ou questionar a alocação de tais recursos acaba por tornar-se refém de gestores tendenciosos a garantir o sucesso de interesses pessoais bem como acaba por tornar-se refém de uma grande maioria com objetivos voltados para aspirações políticas.
Percebe-se, mas não se pode afirmar ao certo se é realmente intencional ou não, que esta grande maioria política a qual nos referimos acaba minando a primordial fonte de conhecimento, a educação, e isso já a partir da alfabetização, visto que não são raras as oportunidades em que nos depararmos com pessoas que mal sabem escrever seus próprios nomes, sendo desta maneira privadas de uma das ferramentas mais libertadoras da humanidade, o conhecimento.
Como diz Anísio Teixeira apud VERA E SILVA, Adriana. Anísio Teixeira: ele rimou ensino com democracia. Nova Escola. São Paulo,