Redação - Idosos
Na cultura oriental, enquanto os mais velhos são considerados os principais membros da família, no Brasil esse quadro muda totalmente. Mesmo com todos os privilégios da terceira idade, como entrada gratuita em alguns eventos, passe livre e assentos reservados em transporte público e preferência em qualquer atendimento, essa parcela da população sofre também com o desrespeito, a desvalorização e, principalmente, com a violência.
Grande parte dos idoso não consegue mais ser independente e necessita de seus familiares e amigos para continuar vivendo normalmente. Entretanto, muitas vezes, essas pessoas acabam quebrando a confiança que eles depositam nelas e os abandonam, chegando inclusive, a deixá-los em condições subumanas assim como constantemente é mostrada na mídia casos de abusos intrafamiliar aos idosos.
Outro problema enfrentado por eles, é a precariedade da saúde pública onde alguns profissionais chegam a negligenciar a sua necessidade de atendimento médico fazendo-os esperar bastante tempo por algo que é um direito de todos os cidadãos o que acaba revelando a falta de preparação destes e ausência de apoio por parte do governo que pouco tem feito para tentar minimizar essa situação.
Diante dessas dificuldades e transtornos, torna-se imprescindível que seja trabalhado em campanhas públicas e palestras socioeducativas, nas escolas e ou em qualquer âmbito educacional, a importância do respeito aos mais velhos e da presença deles na sociedade, além do investimento dos órgãos públicos no melhoramento da estrutura e capacitação dos profissionais da área da saúde nos auxílios hospitalar e domiciliar.