Metodologia do trabalho cientifico
Prof. Janos Biro Marques Leite
Orientações para a produção de um esboço de projeto de pesquisa Este trabalho visa introduzir os alunos à prática da produção de um projeto de pesquisa científico. Não se trata da realização de uma pesquisa, nem de um projeto completo, mas nada mais que um esboço com os elementos mínimos de um projeto de pesquisa, resumidos de modo didático. O trabalho se divide em duas partes. A primeira parte é a definição dos elementos básicos. A segunda é a produção de um texto acadêmico contendo todos os elementos da primeira parte.
Primeira parte: Definição dos elementos básicos
1. Objeto Objeto é o que será estudado. O objeto de uma pesquisa prática é necessariamente a realidade localizável que será investigada, não o assunto geral da pesquisa. O objeto de uma pesquisa teórica é o conjunto de obras acadêmicas produzidas sobre o assunto, que chamamos de literatura especializada. Por exemplo, se o seu assunto é a velhice, seu objeto não é a “velhice” (por que não tem como investigar a velhice em si), mas sim “pessoas com mais de 80 anos residentes de Goiânia” (no caso de uma pesquisa prática) ou “artigos acadêmicos da área de direito sobre os direitos de idosos no Brasil” (no caso de uma pesquisa teórica), por exemplo, porque aí sim eu tenho um objeto definido.
2. Objetivo O que se quer saber do objeto a ser estudado. O objetivo é um objetivo de pesquisa. Por exemplo, o objetivo não pode ser “investigar se a velhice é boa”, porque não tem como saber isso, mas pode ser “investigar o relato das pessoas idosas sobre a terceira idade” (no caso da pesquisa prática) ou “investigar os avanços na área do direito dos idosos no Brasil, segundo a literatura especializada” (no caso de uma pesquisa teórica).
3. Justificativa: A justificativa é a apresentação da relevância desse tipo de pesquisa para o avanço da ciência ou para a sociedade. Não basta dizer que estudar a velhice é importante, tem que