Redação filosofica
Aluno: Crislan de Sousa Moura
Matrícula: 12L11258
Polo: Piracuruca
Disciplina: Iniciação a Filosofia e a Redação Filosófica
Tarefa da Unidade I
1)A filosofia surgiu com a intenção de distanciar-se do mito, então procure citar algumas diferenças entre os dois saberes.
O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado. A filosofia, ao contrário se preocupa em explicar o como e o porquê, no passado, no presente e no futuro. O mito narrava a origem por meio de genealogias e rivalidades ou aliança entre força divina, enquanto a filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos naturais.
2) Por que a filosofia não deve ser nem dogmática nem cética?
Não é dogmática porque não crer em verdades absolutas ou indubitáveis (das quais não se tem dúvidas) e não é cética porque se acredita em algo, quando se é cético nunca se tem certeza absoluta a respeito de nada, tudo é questionado e questionável.
3)Descartes é adepto do inatismo, logo das três ideias que fazem parte do homem a inata é a mais importante. Por quê?
Porque os homens possuem ideias inatas sim, ideias que, nascidas conosco, são como que a marca do criador no ser criado à sua imagem e semelhança. Estas ideias inatas, claras e distintas, não são inventadas por nós, mas produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência, elas subsistem no nosso ser, em algum lugar profundo da nossa mente, e somos nós que temos liberdade de pensá-las ou não.
4)A tese do empirismo compara o homem com uma folha em branco. Por quê?
Pois a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico, mediada pelos sentidos. Você nasce como uma folha em branco sim, e de acordo com o contato e convívio com o mundo interno e externo, é daí que você desenvolve experiências e adquire o desenvolvimento da sabedoria.
5)Filosofar é um ato também de amor? Explique
Sim. Filosofar vai além do coração, além do amor, as palavras tem