Atps de desenho tecnico
O programa de Atividades Práticas supervisionadas trata-se de atividades que tem como objetivo complementar ás atividades apresentadas em sala de aula. O desafio constitui em efetuar um desenho completo de um furador de anéis circulares, entender os conceitos teóricos e relacionar com a prática. Para concluir este desafio é necessário utilizar todo o conhecimento empregado desde á primeira aula. Todo engenheiro deve entender de desenho técnico para poder identificar problemas, solucioná-los, e principalmente para otimizar tempo e custos em uma empresa. Os objetivos desta Atividade Prática Supervisionada são: • Saber que desenho é uma forma de comunicação; • Distinguir desenho técnico de desenho artístico; • Entender a importância do conhecimento de desenho linear geométrico; • Aplicar os conceitos de desenho geométrico na construção de desenho técnico; • Desenhar a perspectiva de um objeto partindo da sua representação em vistas múltiplas.
Na Etapa 1 apresentamos: os aspectos básicos do desenho técnico, como por exemplo: normas, tipos de linhas, utilização dos programas CAD e escalas.
Na Etapa 2 temos: construções geométricas e os vários tipos de perspectivas.
Na Etapa 3 abordaremos: Projeção ortogonal e desenho técnico com cortes ,secções e cotagem.
Na Etapa 4 apresentamos: A conclusão do desafio proposto, ou seja, o desenho do conjunto.
Etapa 1
O Desenho Técnico Como Forma de Comunicação
Muitas vezes o desenho é menosprezado dentro da engenharia, porém é uma ferramenta imprescindível para o nosso dia a dia. Os desenhos mais antigos de que há conhecimento datam de 12.000 a.c., o desenho precedeu a escrita na comunicação. O povo egípcio, por exemplo, desenvolveu uma escrita baseada em símbolos. O desenho técnico é um tipo particular de desenho, que obedece a regras bem definidas. Serve para comunicar uma idéia