Atps - desenho tecnico
Etapa 1
Passo 2 a) A principal característica entre o desenho técnico e o desenho artístico é que o desenho técnico é um desenho que deve mostrar fielmente o que se está desenhando detalhando as dimensões do objetivo e não devendo conter qualquer ambiguidade que possa causar duvidas quanto a sua forma contrutiva.
b) Os modos mais utilizados de representação são:
Perspectiva: se assemelha a uma foto do objeto representado e tem maior utilização quando se quer ter uma noção espacial de como é o objeto, porem não carrega muitas informações e não é necessário nenhuma capacidade especial para interpretá-lo.
Vistas Multiplas: mostra exatamente como é a forma construtiva de um objeto, exibindo cada detalhe, esse modo de representação é mais utilizado quando o item for entrar em uma linha de produção ou em lugares onde é necessário saber exatamente a forma do objeto. Esse tipo de representação demanda um conhecimento prévio de desenho mecânico para que possa ser interpretado.
c) Cada pais tem a norma que dita as regras para representação de objetos em um desenho técnico. A nível Europeu é utilizada as Euro-normas (EN), em Portugal existem as normas NP criadas pelo órgão IPQ (Instituto Portugues da Qualidade), na Inglaterra as normas BS cridas pelo BSI (British Standards Institute), na America as normas ANSI e na Alemanha as normas DIN. Porem as mais utilizadas são as normas ISO.
Passo 3 a) Tem por objetivo manter a uniformidade, legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. b) Para representação de arestas visíveis é utilizado o traço continuo grosso. E para representação de arestas invisíveis é utilizado o traço interrompido fino. c) A impressão dos desenhos não foi abolida, pois não há como fabricar essas peças sem que eles sejam impressos. No momento da montagem de equipamentos onde é necessário varias peças diferentes é sempre necessário ter o desenho impresso para saber quais peças e onde