Redação completa: Discriminação racial
Atualmente é possível perceber a hereditariedade desse preconceito, que passado de pai para filho, perpetua a visão que muitos ainda tem sobre a população negra. Por muito tempo o negro foi considerado inferior e se achava que não poderiam ter a capacidade intelectual de uma pessoa “branca”. Durante o Apartheid a sociedade era completamente dividida e a população negra na época era majoritariamente formada por empregadas domésticas e trabalhadores rurais. Hoje em dia brancos e negros tem os mesmos direitos garantidos por lei e o preconceito tende a abrandar devido a medidas tomadas visando a conscientização da sociedade. Em toda a historia da humanidade sempre foi atribuído ao negro o papel de “ser inferior”, o qual deveria trabalhar e servir os brancos. Por muitos anos no Brasil os negros foram escravizados e tratados como animais, vivendo em condições insalubres, cercados por doenças e, arrancados de suas famílias e forçados a virem para um país totalmente desconhecido, tinham o emocional completamente fragilizado.
Hoje, mesmo acontecendo certo preconceito, o racismo não é tão disseminado quanto antigamente. Por exemplo, na África do Sul e nos Estados Unidos em 1994 ocorreu um regime de Segregação racial, conhecido como Apartheid, onde os negros não tinham direito nenhum e eram totalmente discriminados. Porém, nos dias atuais, eles já possuem total igualdade social perante a constituição, e maior aceitação pela sociedade.
Apesar de nos dias atuais o negro já ter todos os direitos iguais aos brancos perante a constituição brasileira, no cotidiano este fato não pode ser aplicado corretamente. Em várias pesquisas no território nacional, é possível perceber