Redaçao
A questão do desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida o planeta está novamente em evidência. O Rio de Janeiro foi palco de um evento, que proporcionou aos líderes dos 190 países que fazem parte da ONU (Organização das Nações Unidas) debates sobre temas voltados para a sustentabilidade. O evento, conhecido como Rio + 20 ocorreu durante os dias 13 a 22 de junho do decorrente ano 2012.
É preciso, primeiramente lembrar que o Brasil, país que sediou o evento, a partir do que foi debatido e posto no documento final, criou uma coordenação de sustentabilidade, onde a mesma possui como função analisar e propor ações para reduzir impactos ambientais, estas foram organizadas em nove dimensões, tais como: Energia, Transporte, recursos Hídricos, recursos Sólidos, Turismo sustentável, entre outras.
Outra preocupação da conferência foi à criação das metas propostas no decorrer do evento, na qual podemos citar a erradicação da pobreza, a diversificação das matrizes energéticas, reciclagens de resíduos, redução de desperdício no processo produtivo, e dentre outras propostas que visa uma melhoria na qualidade de vida no planeta.
Não se pode esquecer que os cumprimentos firmados pelos líderes dos países que estavam presentes na conferência, ao são suficientes para que tenhamos uma vida sustentável, uma vez que os mesmos não estabeleceram prazos para o cumprimento das metas aprovadas e apresentadas no documento final.
Percebe- se, portanto, a necessidade de estudar, analisar com mais profundidade o projeto e o documento final da conferência, apresentado a ONU, e assim estabelecer prazos em relação às metas a serem cumpridas. Dessa forma, será possível ter uma boa qualidade de vida no planeta, através do desenvolvimento sustável.
aquecimento global
Unidos por um mesmo ideal
Constantemente ouvimos falar entre as redes de comunicação as catástrofes climáticas e sobre as suas conseqüências. Nunca se viu