redacao
Você sabia que o Instituto Butantan é um órgão da Secretaria do Estado de São Paulo que tem como missão produzir soros e vacinas? Pois é amiga, além de produzirem, eles desenvolvem pesquisas em saúde pública e promovem atividade de divulgação da ciência. Lá foi criado em 1901 para produzir o soro contra a peste bubônica, que assolava o litoral paulista no final do século XIX. Teve como primeiro diretor o médico cientista Vital Brazil, que também fazia pesquisas sobre serpentes e seus venenos e iniciou a produção de soros antiofídicos contra as picadas de cobras. O Instituto Butantan é o principal produtor de soros na América Latina.
Com a expansão de suas atividades, iniciou a produção de vacina lá mesmo no instituto. As vacinas são distribuídas exclusivamente para o SUS, para todo o Brasil.
Além de produzirem conhecimentos científicos na área biomédica, as pesquisas realizadas no instituto Butantan visam desenvolver medicamentos biotecnológicos inovadores, atendendo à demanda social por novos produtos especializados na área da saúde.
Você nem imaginava que na fabricação de soros são utilizados cavalos, né? Os soros produzidos são contra as picadas de cobras, escorpiões, aranhas e lagartas, além dos soros produzidos para o tratamento da difteria, tétano, raiva e botulismo.
As vacinas produzidas lá são as de contra a tríplice, dupla adulta, dupla infantil, raiva, gripe e Hepatite B.
Depois da palestra que vimos sobre o Instituto, conhecemos o Museu Biológico; Museu de Microbiologia; Museu Histórico; Museu de Rua; o Serpentário e o Macacário. Cada um desses museus explica a importância dos animais na saúde, estimulam a curiosidade científica nos jovens e propiciar oportunidades de aproximação entre a ciência e o público, mostraram os objetos antigos que foram utilizados na pesquisa e produção de soros e vacinas,